sábado, 24 de novembro de 2007

Do Rio que tudo arrasta ... (4) - Da violência .....



Victor Nogueira disse...
.
Recebi ontem uma visita da São , do blog homónimo, remetendo-me para o post VIOLÊNCIA DE GÉNERO
.
É um blog que toma partido e por isso merece uma visita por parte de todos aqueles que amam a Paz, a Liberdade, a Igualdade, a Democracia, em todas as suas vertentes, e a Solidariedade.
.
Relativamente ao POST acima citado coloquei o seguinte comentário bastante esquemático, hierarquizado na medida do tempo disponível:
.
«1º - a violência dos detentores dos meios de produção sobre os não proprietários «livres»
.
2ª - a violência por aqueles exercida através de todos os meios para manter os oprimidos/as alienados da sua força, condicionando a sua consciência através dos órgãos de comunicação as Igrejas, os jornais, a rádio, a TV, a internet e por aí fora)e, em última instância, através de outros meios de repressão, como as leis ou costumes, os tribunais e a polícia, com ou sem brutais cargas policiais (ou o emprego/desemprego/precariedade/trabalho temporário, à hora ou à peça).
.
3º - A extrema violência que são a guerra, a concorrência, o individualismo, o isolamento das causas reais (de que esta guerra de sexos é exemplar) e o «isolamento» entre as pessoas e as visões parcelares.
.
4 º - A violência extrema iniciada pela Europa mas depois prosseguida por outros [Portugal, Espaanha, Holanda, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Bélgica, EUA) com os «descobrimentos/«encontros de culturas» sobre a maioria dos povos das Américas Central e do Sul, de África e da Ásia, após destruírem as suas economias para impor as relações de mercado capitalista, baseadas nas trocas desiguais e numa dívida externa galopante, não esquecendo que o «mercado» é muito anterior ao aparecimento do «mercado capitalista» e a manta de retalhos que foram os Mapas Côr de Rosa e da Conferência de Berlim.
.
5º - A violência «fomentada» a coberto da xenofobia e do racismo, para dividir povos e trabalhadores com o fim de esconder as verdadeiras intenções bem como a rapacidade e desumanidade dos/as Senhores/as da Terra.
.
6º - A violência anterior é exercida, total ou parcialmente, sobre homens, mulheres, crianças e velhos/as, em todo o mundo e em todas as classes sociais.
.
7º - Reduzir a causa da violência sobre outros seres a motivações de âmbito psíquico é ver a árvore e não a floresta.
.
8 º - A violência doméstica não se reduz àquela do homem sobre a mulher nem apenas ao seu aspecto físico. Há tb a violência psicológica e dentro da família também a da mulher sobre o homem e de um deles ou de ambos sobre as crianças e destas, que não são o bom selvagem nem anjinhos de asas brancas, sobre os adultos, incluindos pais e sobretudo as mulheres (mães/irmãs).
.
9. º - Nos locais de trabalho há tb outra forma de violência, o assédio sexual, que assume um aspecto mais gravoso para com as mulheres, mas que, em menor escala também é praticado por mulheres sobre homens.
.
10 º - Ainda hoje quem educa as crianças são as mulheres, no sentido duma aparente «submissão» delas para controlarem o «homem» E por aqui me fico, por hoje.
.
Síntese - sou contra a violência, mas não sou contra a violència para acabar com aquela necessária para liquidar as que acima referi.
.
Tal como a burguesia então revolucionária proclamava noutro contexto, em França em 1789/1793: «só não há liberdade para os inimigos da liberdade». E sobre o conceito e o conteúdo da Liberdade, muito se poderia explanar .
.
Os meus blogs pretender ser quotidianamente e no seu conjunto o meu testemunho da minha luta pela liberdade, pela igualdade, pela solidariedade, pela paz e pela justiça no Mundo. Quotidianamente os meus blogs defendem uma outra sociedade mas, curiosamente, aqueles em que tal assume o principal aspecto, são ignorados e muito pouco comentados.
.
Refiro-me principalmente ao Kant_O XimPi e ao D'ali e D'aqui . Eles são, todos os dias, o 25 de Novembro (data que pôs termo aos sonhos que a «populaça» depositou na «Revolução dos Cravos» e que tu propões.
.
Na badana lateral direita do Kant_O estão entre muitos outros, alguns blogs que lutam por uma outra sociedade. Curiosamente, não têm frequências elevadas nem comentadores diversificados. O que poderia ser um outro motivo de reflexão.
.
Mas para ser solidário e contra a violência doméstica - a única referida pelos/as comentadores/as anteriores, eu colocarei um post sobre o que sugeres, com este meu texto.
.
.
Victor Manuel
.
Mesmo que este tivesse sido o 1º comentário ao teu post, muitos poucos dos comentadores seguintes nele reparariam. É a BLOGOSFERA.
.
.
E pela iniciativa da São, deixo-vos esta AUDIÇÃO MUSICAL que retirei do seu blog.


.
shmarket

2 comentários:

São disse...

MUITO GRATA!! MUITO GRATA!!
Abraço, grande!

Anónimo disse...

São disse...

VÍCTOR NOGUEIRA:
Fico muito grata pela colaboração.
No geral, estou de acordo com a tua análise.
Se me permites, sugiro que visites MONTE CRISTO é 10º comentário.
Penso que te encontrarás a gosto. Conheço-o pessoalmente e tive o prazer de colaborar durante anos no jornal de que era Director, alé de ele me dar a honra de escrever o prefácio do meu livro"Em Ouro Cru".
Fico esperando que voltes sempre!

24 de Novembro de 2007 7:53

Retirado do Blog São, da São