segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A coerência incoerente na política segundo bagão felix parte I


* Victor Nogueira

As "(in)coerências" de Bagão Felix, que em entrevista a um diário [jornal i], em 2011 afirmava: "há uma solução que é um governo PSD, CDS, PCP. Uma ideia ‘provocative'(…) É quase impossível chegar a acordo com o PCP, mas, se alguma vez se chegar a acordo, este será cumprido. O PCP é muito respeitador, institucionalista. (…) Não me repugnava que, num governo deste tipo, o PCP tivesse uma pasta social ou do trabalho. Jerónimo de Sousa é um homem sincero, um homem autêntico, um político sério.  (…) Precisamos de abrir o horizonte teórico das soluções". "Sendo absolutamente não comunista, respeito o actual PCP e não o ponho no gueto. (…)  sublinha o antigo ministro. (cf Diário Económico 05 Mar 2011)



  1. Continuo a pensar do mesmo modo. Nenhum partido deve estar fora de futuras responsabilidades governativas. O que reprovo veementemente é a fraude eleitoral de não se colocar, previamente, aos eleitores essas hipóteses.Sejam elas quais forem. Como disse Costa, não deve haver cheques em branco. O pior é que ele vai mesmo beneficiar de um mandato que os eleitores (parte, claro) não lhe deram. Pelo contrário.

    Quanto às incoerências (não é este o caso) claro que as tenho. Como o senhor certamente…
  2. O Victor Nogueira para ser bem sucedido na relativização da incoerência do Costa terá no mínimo que apontar uma incoerência de dimensão semelhante; assim do tipo: ” o papa francisco é pedófilo”. Tudo o menos apenas fará ressaltar a evidência que quer velar.
  3. Porque se atacam pessoas e não se discutem políticas/ideias/projeto para o país? Hoje em dia todos têm telhados de vidro! Poderia também aqui arranjar uma série de incoerências de Passos Coelho antes e depois de tomar o poder em 2011. Mas não é um caminho útil. A social-democracia é (era?) uma ideia de governar um país MELHORANDO a sociedade. Ora o resultado final destes quatro anos não é esse. A desregulação social e económica foi levada ao extremo e foi esse extremar de “direitismo” que, por reação, trouxe o PCP do seu canto para a ribalta política. Impõe-se um retorno às raízes da
    social-democracia!







9 de Novembro de 2015, 18:46

Por


A coerência incoerente na política, desta feita protagonizada por António Costa

N
a vida em geral e na política em particular, há uma “regra” consuetudinária: na incoerência, sê o mais coerente possível.


O curioso é que haja quem queira ser o contrário: na aparência da coerência, acabar por ser da mais infeliz incoerência.
Numa ou noutra perspectiva, a regra tende a ser universal e partidariamente transversal.
http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/11/09/a-coerencia-incoerente-na-politica-desta-feita-protagonizada-por-antonio-costa/

continua em


Sem comentários: