quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Um fantasma emsombra as cristianíssimas plagas de Portugal

* Victor Nogueira

26 anos depois da "morte" certificada pela Queda do Muro de Berlim, de Adolfo a Benedito, um fantasma ou espectro - o do comunismo -  paira no horizonte, ensombra e pesadela os son(h)os de Montenegro a esCavaco, de Passes de Coelho às Póstas, de S. Francisco de Amarante a S.. João de Proença-a-Velha, dos radicais de direita aos polícias da extrema direita., Todos eles se aliaram numa santa pegada de toiros a esse fantasma, ao som de charangas e chocas, irmanando, envilecidos, novos e velhos turcos. 







Como eles se revêem na História


    «A JSD escolheu esta imagem para criticar o acordo maioritário que pôs fim ao governo de direita. Para quem não sabe, trata-se do hastear da bandeira da URSS em Berlim, na vitória dos aliados sobre os nazis. Não sei se foi algo intencional ou pura ignorância histórica, mas a metáfora é deles.»


http://corporacoes.blogspot.pt/2015/11/como-eles-se-reveem-na-historia.html


Manifesto do Partido Comunista
Karl Marx e Friederich Engels

Anda um espectro pela Europa — o espectro do Comunismo. Todos os poderes da velha Europa se aliaram para uma santa caçada a este espectro, o papa e o tsar, Metternich e Guizot, radicais franceses e polícias alemães.
Onde está o partido de oposição que não tivesse sido vilipendiado pelos seus adversários no governo como comunista, onde está o partido de oposição que não tivesse arremessado de volta, tanto contra os oposicionistas mais progressistas como contra os seus adversários reaccionários, a recriminação estigmatizante do comunismo?
Deste facto concluem-se duas coisas.
O comunismo já é reconhecido por todos os poderes europeus como um poder.
Já é tempo de os comunistas exporem abertamente perante o mundo inteiro o seu modo de ver, os seus objectivos, as suas tendências, e de contraporem à lenda do espectro do comunismo um Manifesto do próprio partido.
Com este objectivo reuniram-se em Londres comunistas das mais diversas nacionalidades e delinearam o Manifesto seguinte, que é publicado em inglês, francês, alemão, italiano, flamengo e dinamarquês.

https://www.marxists.org/portugues/marx/1848/ManifestoDoPartidoComunista/cap1.htm

Sem comentários: